Histórico do Evento

O I Congresso Internacional de Educação Ambiental (I CINEAI) é fruto da experiência exitosa da realização de cinco edições do Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (COBEAI) e de oito edições do Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar (WEAI). Um crescimento exponencial surpreendente em função do engajamento cada vez maior de pessoas interessadas nas temáticas socioambientais.

Tudo começou há cerca de onze anos atrás, quando ocorreu nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro de 2012, o I WEAI no Campus da UNIVASF/Petrolina, com o tema "Os desafios da Educação Ambiental no Século XXI: Repensando Praticas e Valores", oportunidade em que cerca de 500 pessoas, entre congressistas, professores, convidados, visitantes e integrantes do Projeto Escola Verde trocaram experiências sobre as formas de convivências sustentáveis com o Semiárido nordestino. Aproximadamente 200 pessoas participaram das palestras de abertura; 180 pessoas dos 6 Minicursos realizados; 110 pessoas em 6 Mesas Redondas formadas; 100 pessoas realizaram visita técnica ao CEMAFAUNA e ao CRAD; 60 pessoas participaram das 6 Oficinas ministradas, 51 resumos foram aprovados para publicação; 41 pessoas fizeram apresentações orais em 6 GTs; 4 instituições montaram Stands (CRAD, CEMAFAUNA, AGROVALE e CODEVASF). Ocorreram também desfile de roupas de materiais reciclados, mostra de filmes, peça teatral e exposição de banners.

Para ver o Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Em 2013, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, ocorreu o II WEAI, no Campus da Univasf/Juazeiro, com o tema "A Educação Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável: O Desafio da Contextualização". Na ocasião cerca de 600 pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes, líderes comunitários e populares estiveram reunidos, em diferentes momentos, para discutir o papel da Educação Ambiental para as transformações sociais necessárias na construção de uma sociedade sustentável, com destaque para a Conferência do Prof Dr. Marcos Reigota (UNISO).

Para ver o Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Em 2014, nos dias 11, 12 e 13 de Dezembro, o III WEAI ocorreu no Campus da Univasf/Petrolina com o tema "A Educação Ambiental e a Interdisciplinaridade Necessária" e reuniu em torno de 700 pessoas, as quais participaram de diferentes atividades socioambientais e visitaram as exposições.

Para ver os Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Nos dias 15, 16 e 17 de Outubro de 2015 ocorreu o I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, com o tema “Mudanças climáticas e os problemas dos recursos hídricos”. O evento reuniu aproximadamente 2 mil pessoas durantes os três dias em diferentes atividades socioambientais.

Para ver os Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Fruto deste histórico foi realizado nos dias de 9 a 11 de Novembro de 2016 o II COBEAI, com a reunião de um grande público (cerca de 2 mil pessoas) e destaque para a expressiva participação de estudantes e professores da educação básica da região, os quais puderam interagir com os congressistas de outras regiões do país. O destaque desta edição ficou por conta da conferência de abertura do Prof Dr Pedro Jacobi (USP), que com carisma cativou o público presente.

Para ver os Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

O III COBEAI, em consórcio com o VI WEAI, ocorreu de 21 a 24 de Novembro de 2017 e trouxe para discussão o tema ‘Meio Ambiente e Responsabilidade Social’. Contou com a participação de aproximadamente 2 mil pessoas, sobretudo, inclusive muitos estudantes e educadores das instituições de ensino da região. Ocupando todos os espaços do Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) campus Juazeiro, o III COBEAI foi considerado um sucesso pelo público e organizadores.

Para ver os Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Em 2018 realizamos o IV COBEAI, superando todas as edições anteriores, no Campus da Univasf, em Juazeiro, nos dias de 4 a 6 de Dezembro. Na oportunidade cerca de 2 mil pessoas participaram de Oficinas, Mesas redondas, Minicursos, Visitas Técnicas, da Conferência da Profa Dra Marta Tristão (UFES), dentre outras atividades científicas e artísticas.

Para ver os Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

O COBEAI cresceu tanto que se expandiu para além de suas fronteiras iniciais e foi realizado em 2019 no Campus da Universidade Federal de Sergipe, na capital Aracaju. Com uma vasta programação, o evento foi mais um sucesso, com a participação de cerca de mil pessoas, cumprindo sua finalidade de divulgação científica, intercâmbio de conhecimentos e experiências e promoção da Educação Ambiental na perspectiva da interdisciplinaridade.

Para ver os Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Durante a realização do V COBEAI em Sergipe surgiu a proposta de realizar o I Congresso Internacional de Educação Ambiental Interdisciplinar (I CINEAI), inicialmente previsto para ocorrer na cidade de Natal (Rio Grande do Norte), no ano seguinte (2020). Inviabilizado devido à pandemia da COVID-19, o evento foi redirecionado para ocorrer neste ano de 2023 no Campus da Univasf, em Juazeiro (Bahia). Contando com uma extensa programação com cerca de duas centenas de atividades, mais de 60 Instituições de Ensino Superior do Brasil e de outros nove países do mundo, o I CINEAI promete ser o evento de maior impacto científico, acadêmico e social já realizado pelo Programa Escola Verde e as instituições envolvidas. Por isso, não deixe de participar!

Inscreva-se já!

As inscrições para a edição de 2023 já encontram-se abertas.

Atenção que as vagas são limitadas para algumas atividades!

Faça já sua inscrição!

Realização e promoção